Gestão de contencioso: entenda o conceito e seus principais benefícios
A gestão de contencioso é uma prática que visa gerenciar e resolver conflitos jurídicos de forma eficiente e estratégica. Ela é fundamental para qualquer empresa, pois pode ajudar a minimizar riscos, economizar tempo e recursos, e manter a boa reputação da organização.
Uma das principais vantagens da gestão de contencioso é a prevenção de demandas judiciais e a minimização de prejuízos das já existentes. Isso é possível pela identificação e avaliação de riscos jurídicos, bem como a implementação de medidas preventivas.
Outra vantagem da gestão de contencioso é a rapidez e eficiência na resolução de conflitos. Com uma equipe de especialistas em contencioso, é possível garantir uma resposta rápida e eficiente às demandas judiciais, o que pode diminuir os danos causados pelo conflito e aumentar as chances de sucesso na solução do caso.
Vamos entender melhor o que é a gestão de contencioso, mais detalhes sobre os seus principais benefícios e em quais setores da empresa pode ser aplicada? Continue a leitura!
O que é gestão de contencioso?
Gestão de contencioso consiste no controle e organização das demandas judiciais em uma empresa já existentes ou com a probabilidade de virem a existir, seja em formato ativo (quando a empresa processa alguém), passivo (quando a empresa é processada) ou como uma das partes interessadas (no caso de uma credora abrir falência, por exemplo).
Os temas judiciais mais comuns dentro de uma empresa estão na esfera cível, trabalhista e administrativa, como ações de cobrança, direito do consumidor, passivos trabalhistas, autos de infração lavrados por órgãos públicos, entre outros.
O contencioso pode abranger tanto ações individuais ou coletivas, abrangendo sócios, colaboradores, clientes, prestadores de serviço, etc. Ao ter um controle efetivo sobre o contencioso, a gestão não busca apenas obter uma sentença favorável à empresa, mas também prevenir novos processos e evitar prejuízos financeiros decorrentes deste cenário.
A gestão de contencioso pode ser aplicada em diferentes setores de uma empresa, incluindo:
- Recursos Humanos: para gerenciar disputas trabalhistas e questões relacionadas ao emprego.
- Comercial: para mediar disputas comerciais, como contratos e dívidas.
- Jurídico: para atuar em questões legais, incluindo processos judiciais, administrativos e arbitrais.
- Financeiro: para monitorar e ajustar questões financeiras, como recuperação de dívidas.
- Comunicação: para gerenciar questões relacionadas à imagem da empresa e à sua reputação.
- Compliance: para atuar em questões relacionadas à conformidade legal e regulatória.
Como aplicar a gestão de contencioso?
Qualquer empresa está sujeita a ações judiciais, independente do seu porte ou ramo de atuação. Por isso, investir na gestão de contencioso é uma forma efetiva para se preparar melhor quando se depara com um litígio.
Um dos primeiros passos é dispor de uma reserva financeira para cobrir os custos com essas demandas, evitando retirar o dinheiro do caixa da empresa quando um conflito surgir. Além disso, a partir de uma análise detalhada sobre as necessidades da organização, a gestão de contencioso pode atuar de maneira preventiva.
Isso pode ser viabilizado pela identificação e gestão de riscos jurídicos, com a adoção de medidas para evitar conflitos e litígios, como:
- implementação de políticas e procedimentos internos para garantir a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis;
- elaboração e/ou revisão do Regulamento Interno e Código de Conduta por profissionais especializados;
- revisão de contratos em andamento para possíveis ajustes;
- revisão dos modelos de documentos utilizados em todos os setores da empresa, assim como ordens de serviço, notas fiscais, formulários, etc;
- realização de treinamento para colaboradores e gerentes;
- mapeamento dos processos internos e automatização do fluxo de informações;
- investimento em tecnologia, com foco na segurança dos dados tratados, otimização de tempo e monitoramento mais eficiente;
- gestão de contratos.
É válido salientar que a gestão de contencioso também inclui uma atuação eficaz nos casos pendentes, incluindo a negociação de acordos e a representação legal em caso de litígios. Outro ponto fundamental é estudar o histórico de conflitos dentro da organização para evitar, ao máximo, litígios desnecessários e que não terão chance de êxito.
Benefícios da gestão de contencioso
Os principais benefícios da gestão de contencioso são:
1. Redução de custos
Uma gestão eficaz de contencioso pode ajudar a reduzir os custos associados a processos judiciais, como honorários de advogados, despesas processuais e valores a serem desembolsados (acordo ao invés de condenação).
2. Prevenção de futuros conflitos
A gestão de contencioso auxilia na identificação e resolução de problemas antes que eles se tornem conflitos judiciais, o que pode evitar futuros processos.
3. Melhoria da imagem da empresa
Processos judiciais podem ser extremamente longos e desgastantes, fato que influencia diretamente na reputação e nas atividades comerciais. Ao gerir o contencioso de forma eficaz, a empresa zela por sua imagem e evita danos à sua credibilidade.
4. Aumento da eficiência interna
A gestão de contencioso também exige um olhar atento aos processos internos, a fim de otimizar a rotina, identificar e corrigir falhas que podem levar a conflitos judiciais. Uma das consequências diretas é o aumento da eficiência e produtividade.
5. Tomada de decisão mais assertiva
Outro benefício interessante da gestão de contencioso é o seu impacto na tomada de decisões estratégicas, já que sua atuação agrega informações valiosas para os gestores sobre a empresa e o mercado.
Busque profissionais especializados em Contencioso
É preciso lembrar que, mesmo que a empresa já disponha de um departamento jurídico, a busca por profissionais especializados em gestão de contencioso é fundamental. Então, uma solução eficiente é terceirizar a consultoria sobre essa questão, já que se trata de uma área que exige expertise.
Assim, o departamento jurídico interno terá o amparo necessário para representar a empresa e atuar de forma preventiva, evitando erros que trazem não apenas prejuízo financeiro mas que também impactam a credibilidade da organização.
Consultoria em gestão de contencioso
A Becker Direito Empresarial auxilia seus clientes com os meios alternativos para solução de conflitos e, mais importante, a prevenção de conflitos.
Apoiados por uma estratégia eficaz, boas práticas e documentos jurídicos que sustentam a defesa de direitos e a minoração de riscos judiciais e financeiros, aliamos o entendimento aprofundado do negócio do cliente com a extrema atenção aos detalhes fáticos e jurídicos.
Cada caso é único e específico, trabalhado individualmente sem tratamento massificado. Entendemos que a assessoria jurídica vai muito além do conhecimento de leis e jurisprudência. Atuamos de forma a auxiliar a gestão empresarial com relatórios voltados à gestão de resultados, à gestão financeira e à gestão de riscos e estratégias empresariais.
Para saber mais sobre nossos serviços de gestão de contencioso, acesse nosso site.
Entre em contato pelo telefone (41) 3252-1052 ou envie sua mensagem através do formulário