Governança
,
Responsabilidade
Social
e
diminuição
do
Impacto
Ambiental
(ESG)

Baseado nesses pilares, nosso escritório adota uma abordagem multidisciplinar, fundamentada em padrões globais, para estruturar uma agenda ESG transformadora que transcende o discurso e foca em ações práticas e resultados concretos.

Realizar diagnóstico de ESG

Arraste para saber mais

Os impactos do ESG nas organizações

Nossas práticas ESG preparam sua empresa para se destacar em um ambiente competitivo, valorizando critérios de sustentabilidade e responsabilidade social que atraem investidores e clientes conscientes.

Acesso ao capital

Empresas alinhadas com as práticas ESG têm mais acesso a capital, atraindo investidores que valorizam critérios sustentáveis.

Novos Mercados

Organizações também podem conquistar novos clientes e mercados conscientes da importância da sustentabilidade e responsabilidade social.

Adaptação a Regulações

Práticas ESG preparam empresas para futuras políticas sustentáveis, evitando custos de conformidade de última hora.

Reputação e Confiança

Empresas que atendem às expectativas sociais e ambientais fortalecem a confiança dos stakeholders e melhoram sua reputação no mercado.

Fernando Henrique Zanoni

Responsável Técnico

Fernando Henrique Zanoni

Head de Compliance e ESG

Fernando Henrique Zanoni é certificado internacionalmente pela Compliance Certification Board como Compliance & Ethics Professional – International (CCEP-I), pelo Instituto ARC como Certified Expert in Compliance (CEC). Auditor Líder ISO 37001:2016 (Sistema de Gestão Antissuborno) e possui formação em Sustainable Capitalism & ESG da Berkeley Law School (University of California). Sócio-Diretor da CódigoConduta.com. Membro da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE). Profissional capacitado para identificar, avaliar e mitigar riscos, conceber estruturas de governança, processos, controles internos e ferramentas de conscientização e liderar investigações corporativas.

Formação Acadêmica: Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba, Pós-Graduado em Gestão de Direito Empresarial pela FAE Business School e em Direito Administrativo pela UNICURITIBA. MBA em Inteligência de Negócios pela Universidade Federal do Paraná.

Responsável Técnico

Alessandra Lucchese

Especialista em ESG

Sócia da filial do Rio Grande do Sul, Alessandra é participante ativa em discussões em federações e no meio empresarial para conhecer a fundo as questões práticas que os empresários enfrentam no dia a dia na área trabalhista, com especial dedicação a todos os temas decorrentes do Compliance Trabalhista. É fundadora e mentora do WLM (Women in Law Mentoring Brazil), diretora do IBGTr (Instituto Brasileiro de Governança Trabalhista), Conselheira da FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), onde compõe o CONTRAB (Conselho Temático Trabalhista) e o GEST (Grupo de Estudos Trabalhistas). É professora de Direito do Trabalho no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Paraná e no Rio Grande do Sul e ministra palestras em todo o Brasil, tanto em eventos para grandes públicos como em treinamentos in company. Também é membro do CWC - Compliance Women Comitee, fundadora e produtora de conteúdo do canal Programa Compliance e Embaixadora da ONG Capitalismo Consciente.

Formação Acadêmica: Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Pós-graduada em Gestão de Riscos e Governança pela PUC-RS; Especialista em Direito do Trabalho pelo Centro de Estudos do Trabalho (CETRA).

Alessandra Lucchese

Adoção de uma agenda ESG na sua empresa

Diagnóstico ESG

Mapeamento da cadeia de valor, análise das iniciativas já implementadas e de oportunidades de melhoria nos processos e controles internos, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU.

Contexto da Organização

Avaliação das questões internas e externas pertinentes ao negócio a partir do seu planejamento estratégico, situação econômica, natureza, porte e escala de complexidade etc.

Partes Interessadas

Identificação das Partes Interessadas e entendimento de suas expectativas, necessidades e riscos a estas relacionados.

Matriz ODS

Análise da materialidade e impacto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a partir das operações da organização.

Propósito

Direção estratégica clara, alinhando as iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social com os objetivos de negócios de longo prazo.

Diferenciais da nossa estratégia e prática de ESG

Baseado nas melhores práticas de Governança e Responsabilidade Social e na diminuição do Impacto Ambiental, nosso escritório desenvolve estruturas necessárias para a implementação de uma Agenda ESG concreta. Vamos além do discurso, focando em identificar e trabalhar temas materialmente relevantes para o negócio. Nossa abordagem é fundamentada em uma visão multidisciplinar, utilizando frameworks e standards internacionalmente reconhecidos.

Entregáveis Concretos

Nossa abordagem entrega resultados tangíveis, com práticas implementadas de forma eficaz e mensurável.

Atenção aos Detalhes

Nossa abordagem entrega resultados tangíveis, com práticas implementadas de forma eficaz e mensurável.

Especialistas Certificados

Contamos com profissionais altamente qualificados e certificados internacionalmente para garantir a melhor orientação e execução das práticas.

Projeto Modular

Oferecemos projetos flexíveis que se adaptam às necessidades específicas de cada organização, permitindo uma implementação personalizada.

Experiência em Projetos

Nossa vasta experiência nos permite antecipar desafios e implementar soluções eficazes, assegurando o sucesso da sua estratégia.

Visão Sistêmica

Adotamos uma visão holística que integra todos os aspectos da governança, responsabilidade social e ambiental, garantindo uma abordagem completa e coerente.

Implementação e gestão integrada de ESG

Na busca pela excelência em práticas de sustentabilidade e governança, nosso escritório aplica uma abordagem holística e detalhada para a implementação e gestão de ESG. Combinamos análise estratégica, engajamento contínuo e práticas operacionais eficazes para estabelecer uma fundação sólida que permeia toda a organização.

A equipe multidisciplinar da BECKER Direito Empresarial garante que todas as operações não apenas atendam aos padrões globais, mas também promovam um impacto positivo duradouro sobre o ambiente, a sociedade e a governança corporativa.

MÓDULO PERMANENTE

Treinamento e Comunicação

Programas contínuos de capacitação e campanhas de conscientização para integrar práticas de ESG no dia a dia corporativo, envolvendo desde a alta gestão até os cargos operacionais.

MÓDULOS REGULARES

Governança Corporativa

Estruturação de práticas de governança para assegurar conformidade, transparência e integridade nas operações, incluindo a criação e revisão de políticas e a instauração de comitês de ética e conformidade.

Social

Iniciativas para promover diversidade, equidade e inclusão, garantindo práticas trabalhistas justas, melhorando o bem-estar dos colaboradores e promovendo o desenvolvimento da comunidade local.

Ambiental

Gestão sustentável dos recursos naturais e implementação de práticas para minimizar impactos ambientais, como promover a reciclagem e apoiar projetos de conservação.

Em parceria com: Pineda & Krahn

Reportes Integrados

Desenvolvimento de relatórios integrados desenvolvidos de acordo com os principais standards e frameworks (IR, GRI e SASB), proporcionando uma visão dos resultados e ajustes estratégicos para melhorar o desempenho.

ENTREGÁVEIS OPCIONAIS

Certificação Empresa B

Auxiliamos no rigoroso processo de avaliação para obtenção da Certificação Empresa B, que reconhece organizações com altos padrões de desempenho social e ambiental.

Assinatura do Pacto Global

Oferecemos suporte para empresas que desejam aderir ao Pacto Global da ONU, um compromisso com dez princípios universais em áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Cerfificações
IR GRI SASB

Níveis de maturidade sustentáveis

Elementar
Um nível de maturidade elementar indica que falta consciência sustentável à empresa

A empresa desconhece ou não valoriza a Sustentabilidade como um diferencial no mercado e para sua organização. Isso se reflete na falta de ações sustentáveis por parte majoritária da empresa. As práticas ESG não fazem parte do negócio.

Confira o Grau de Maturidade ESG da sua Organização

Realizar diagnóstico de ESG
Diagnóstico ESG
Identificação
Meio ambiente
1 de 27
Governança
1 de 41

Resíduos

Sua empresa pratica coleta seletiva dos resíduos produzidos?

O que fazer? Identificar os coletores com outros tipos de resíduos recicláveis.

Resíduos

Existem opções de lixeiras para coleta seletiva em pontos variados da empresa?

O que fazer? Colocar mais coletores.

Resíduos

Usam de contratos com empresas/instituições de reciclagem para recolhimento dos resíduos (orgânicos e inorgânicos)?

O que fazer? Os resíduos são coletados pela Prefeitura. Sem ações a realizar.

Resíduos

A empresa está dentro das normas da ISO 14001 (gestão de resíduos sólidos)?

O que fazer?

Resíduos

A empresa possui Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS)?

O que fazer? Criar um plano de gestão simplificado para identificação de metas futuras.

Energia

A empresa usa alguma fonte de energia renovável (placas solares, geração distribuída, etc)?

O que fazer? Analisar viabilidade, saber porque não utiliza.

Energia

A eficiência energética é analisada antes da compra dos equipamentos?

O que fazer? Criar uma política de compras que inclui esse critério e outros de consumo sustentável.

Energia

Caso precisem ficar ligados, os aparelhos eletrônicos ficam no modo "economia de energia"?

O que fazer?

Energia

Existem sensores de movimento para lâmpadas em locais com pouco movimento?

O que fazer? Identificar viabilidade e pensar em substituição progressiva de lampadas.

Energia

A empresa está dentro das normas da ISO 50001 (gestão de energia)?

O que fazer?

Água

A empresa está conectada com a rede de saneamento local?

O que fazer?

Água

Os sanitários possuem válvula de racionamento de água?

O que fazer? Instalação para verificação.

Água

Os filtros de água potável são inspecionados e higienizados periodicamente por empresa especializada?

O que fazer? Realizar controle e verificação

Água

Existe sistema de reaproveitamento de água na estrutura?

O que fazer? Implementar na outra sede.

Água

Ação de conscientização sobre a água?

O que fazer? Criar campanhas informativas contínuas

Água

A empresa está dentro das normas da ISO 24516 (boas práticas no gerenciamento de ativos de água)?

O que fazer?

Recursos Naturais e Biodiversidade

Os móveis e equipamentos da empresa provém de fornecedores certificados de sustentabilidade?

O que fazer? Criar política de compras com indicativos.

Recursos Naturais e Biodiversidade

Apóiam instituições ou projetos de sustentabilidade ambiental?

O que fazer? Identificar iniciativas na comunidade.

Recursos Naturais e Biodiversidade

A empresa tem um reporte das ações em prol do meio ambiente?

O que fazer? Criar um reporte.

Recursos Naturais e Biodiversidade

A empresa tem licenciamento ambiental?

O que fazer?

Recursos Naturais e Biodiversidade

Tem relato de iniciativas relacionadas a Mudanças climáticas, Água, Oceanos, Florestas/Biodiversidade?

O que fazer? Identificar a ação relacionada a preservação da Mata Atlântica e reportar.

Mudanças Climáticas

Os móveis e equipamentos da empresa provém de fornecedores certificados de sustentabilidade?

O que fazer? Criar política de compras com indicativos.

Mudanças Climáticas

A empresa compensa o CO² produzido em seu negócio?

O que fazer? Após identificar o quanto emite pensar em formas de mitigação e compensação.

Mudanças Climáticas

Existe conscientização dos colaboradores e clientes sobre a Pegada de Carbono?

O que fazer? Realizar um treinamento sobre as mudanças climáticas

Mudanças Climáticas

Aplicam práticas para redução da emissão carbono no dia a dia da empresa?

O que fazer? Após identificar o quanto emite avaliar as ações para criar mecanismos de redução.

Mudanças Climáticas

Apoiam causas e programas sociais para redução da emissão de carbono?

O que fazer? Identificar na comunidade local se existem iniciativas relacionadas.

Mudanças Climáticas

Possui meta própria para redução de emissão de carbono?

O que fazer? Identificar na comunidade local se existem iniciativas relacionadas.

Trabalho e Direitos Humanos

Ambiente de trabalho é limpo e salubre?

O que fazer? A empresa soube trazer informações da qualidade do ambiente referente as estruturas de Curitiba. Contudo não saouberam informar as condições nos clientes que fornecem a mão de obra. Recomenda-se que a empresa tenha alguma prática de Due dilligence junto aos clinetes para a avaliação da qualidade do local para fornecer mão de obra - impondo condições contratuais para se resguardar de riscos que envolvem a integridade física das pessoas.

Trabalho e Direitos Humanos

O(s) acordo coletivo e individual existente(s) fornecem direitos mais favoráveis do que os previstos na legislação ou em um setor aplicável?

O que fazer?

Trabalho e Direitos Humanos

Seus fornecedores possuem boas práticas de trabalho e estão em conformidade com a CLT?

O que fazer? Considerando que a empresa realiza a avaliação dos seus fornecedores somente após a contratação para avaliar seu nível de eficiência recomenda-se que adote o Due dilligence de fornecedores antes da contratação e inclua condições para a contratação.

Trabalho e Direitos Humanos

Existe politica para controle de jornada?

O que fazer?

Trabalho e Direitos Humanos

Existe plano de carreira baseado em desempenho no trabalho?

O que fazer?

Trabalho e Direitos Humanos

A empresa possui politica que trate da liberdade de associação e negociação coletiva?

O que fazer? "Empresa apoia e estimula as pessoas a se filiarem ao sindicato, mas não tem política com as diretrizes. Recomenda-se que instituam pata garantir a conformidade legal e a transparências dos atos."

Trabalho e Direitos Humanos

Existe a prática de contratação de Imigrantes e Refugiados?

O que fazer?

Trabalho e Direitos Humanos

Existe alguma ação voltada aos Direitos dos povos indígenas?

O que fazer?

Trabalho e Direitos Humanos

Existem políticas contra condutas impróprias (assédio sexual, assédio moral, discriminação e outras injúrias)?

O que fazer? Recomenda-se que a empresa institua um código de Conduta e procedimentos para receber e tratar eventuais denuncias recebidas.

Trabalho e Direitos Humanos

Existem políticas de apoio à diversidade e inclusão?

O que fazer? Recomenda-se que a empresa institua um Comitê ESG e construa uma política de diversidade e inclusão para oferecer diretrizes no tratamento da temática.

Clientes

Existe uma política de relacionamento com clientes?

O que fazer?

Clientes

Existe um controle de negociações com os clientes?

O que fazer?

Clientes

Empresa realiza pesquisa de satisfação com clientes?

O que fazer?

Clientes

Os resultados da pesquisa de satisfação são analisados e compartilhados com colaboradores?

O que fazer?

Clientes

Cria estratégias levando em consideração a pesquisa de satisfação?

O que fazer?

Gestão

Novos contratados passam por uma ambientação?

O que fazer?

Gestão

Empresa realiza pesquisa de clima organizacional?

O que fazer?

Gestão

Cria estratégias levando em consideração a pesquisa de clima?

O que fazer?

Gestão

Sabe dizer com que frequência os trabalhadores participam de treinamentos (treinamentos por hora trabalhadas)?

O que fazer? A empresa informou que realiza bastante treinamento mas seria recomendado levantar a quantidade de horas por área ou função.

Gestão

O regime de contratação é CLT?

O que fazer? Mas não exclusivo. Empresa tem muitos profissionais PJ contratados para atividades de gestão e mais de um CNPJ - apresentando risco de fraude nas relações de trabalho por obstar a imputação das normas trabalhistas à relação material de emprego, por meio da concessão de uma roupagem jurídica.

Gestão

Sabem informar o percentual de mulheres em cargos de nível superior de liderança?

O que fazer? Recomenda-se o levantamento da informação para avaliação se é relevante alguma ação para estimular a ascenção de mulheres à cargos de liderança ou apenas para comunicar como um ponto da jornada ESG já atendido pela organização.

Gestão

Sabem informar a relação média do salário básico e remuneração das mulheres com os homens (comparando empregos de igual valor) durante os últimos 12 meses?

O que fazer? Recomenda-se o levantamento da relação salário básico e remuneração das mulheres com os homens (comparando empregos de igual valor) durante os últimos 12 meses para constação da realidade interna da empresa e avaliar se é necessária alguma intervenção.

Gestão

Possui programa de Segurança digital / privacidade de dados - LGPD

O que fazer? Sugere-se sejam realizadas auditorias técnicas para verificar a robustez do Programa de Segurança Digital/Privacidade de Dados.

Comunidade

A empresa doa parte dos impostos para causas sociais?

O que fazer? Recomenda-se que tenha um procedimento para reunir essas informações para comunicar entre colaboradores e mercado (se for o caso) o quanto contribui. Recomenda-se que seja realizada a due diligence das entidades beneficiadas.

Comunidade

A empresa doa parte dos lucros para causas sociais?

O que fazer?

Comunidade

Possuem programas de participação dos funcionários em programas de voluntariado?

O que fazer? A empresa não tem política, mas realiza algumas iniciativas. Recomenda-se que a empresa tenha uma politica alinhada a sua estratégia anual com as ações de voluntáriado e as documentem para poderem ser comunicadas.

Comunidade

Existe planejamento para fomento da economia local e arredores?

O que fazer?

Comunidade

Valorizam a contratação de mão de obra do município sede da empresa?

O que fazer?

Saúde e Segurança

Existe uma auditoria interna para analisar se os critérios de segurança são seguidos pela empresa e clientes que utilizam a sua mão de obra?

O que fazer? Recomenda-se buscar ações além das obrigações legais e ter as informações das ocorrências com possibilidade contratual de intervenções nos clientes para buscar a prevenção.

Saúde e Segurança

Existe alguma diretriz para prevenção à Saúde mental dos trabalhadores?

O que fazer? Embora não se tenha um programa estruturado a empresa informar ter uma atuação humanizada oferecendo apoio nas ocorrências. E sendo a atribuição do gestor do profissional adoecido fazer o acompanhamento. Recomenda-se que seja instituído um instrumento (política) com as diretrizes de intervenção e limites da empresa, bem como apurada o número de ocorrências com o preenchimento de um formulário para se ter o histórico do profissional. Informando também os canais de apoio e estrutura como o da clinica de segurança e saúde no trabalho que foi mencioanda nas enrevistas.

Saúde e Segurança

Sabe dizer com que frequência os trabalhadores foram feridos (lesões por hora trabalhadas)?

O que fazer? Recomenda-se obter esses números para avaliar se cabe alguma intervenção além das obrigações legais.

Saúde e Segurança

A empresa tem um plano de evacuação contra incêndios?

O que fazer?

Saúde e Segurança

Os funcionários são capacitados para situações de emergêcia?

O que fazer? Recomenda-se treinamento dos empregados internos para situações de emergência.

Saúde e Segurança

A empresa oferece equipamentos de segurança e possui CIPA?

O que fazer? Oferece os equipamentos mas não tem CIPAA para o administrativo.

Finanças

A empresa controla o fluxo de caixa?

O que fazer? O controle do fluxo de caixa é diário e reportado para os Sócios diariamente via WhatsApp. Como oportunidade de melhoria há a possibilidade de formalizar um procedimento financeiro mais robusto e com controles que dêem mais segurança aos Sócios/Acionistas. O caixa vai sendo atualizado com projeção utilizando com base o histórico.

Finanças

As contas da empresa e do dono são separadas?

O que fazer?

Finanças

Tem capital reserva para crises?

O que fazer?

Finanças

Contrata Auditoria Externa?

O que fazer? A empresa só tem auditoria externa do Sistema de Gestão. Não obstante não haja uma obrigação legal, considerando que o faturamento anual gira em torno de R$ 130.000.000,00 sugere-se a realização de uma Auditoria contábil.

Finanças

Existe uma Política de Alçadas efetiva no âmbito da organização?

O que fazer? Durante o Diagnóstico foi mencionado que a Política de Alçadas pode ser aprimorada.

Finanças

Os controles financeiros estão implementados e dão segurança à operação e aos sócios?

O que fazer? Recentemente a empresa passou a utilizar o ERP Sênior.

Finanças

Utiliza uma empresa ou contador para fazer contabilidade?

O que fazer?

Finanças

Faz controle orçamentário?

O que fazer? Cada área tem seu centro de custo e o acompanhamento é mensal. São realizadas reuniões orçamentárias no final do mês. O orçamento do ano seguinte é programado no final de cada ano, tendo em vista as mudanças ocorridas com a assinatura de novos contratos.

Ética e Compliance

Possui código de ética?

O que fazer? A empresa não possui um Código de Conduta formalmente estabelecido.

Ética e Compliance

Possui política anticorrupção e antissuborno?

O que fazer? A empresa não possui uma Política Anticorrupção, tampouco o conceito de suborno é entendido de maneira ampla, considerando as relações com particulares. A empresa participa freqüentemente de licitações e firma contratos administrativos com o Poder Público.

Ética e Compliance

Existe uma política de brindes, viagens, presentes e hospitalidades?

O que fazer? Foi informado durante o diagnóstico que não podem ser recebidos brindes recebidos por colaboradores. Não há um formulário de recebimento de brindes ou política própria acerca do tema.

Ética e Compliance

Existe uma política de consequências?

O que fazer?

Ética e Compliance

Existe um responsável pela função compliance no âmbito da estrutura de governança da organização?

O que fazer? As responsabilidades relacionadas a Ética e Compliance estão centralizadas nos gestores e dependem de suas percepções pessoais.

Ética e Compliance

O responsável pela função compliance tem acesso direto e imediato aos sócios da organização?

O que fazer?

Ética e Compliance

Existem procedimentos de due diligence para contratação de pessoas físicas que representam mais do que um baixo risco de compliance e/ou suborno?

O que fazer?

Ética e Compliance

Existem procedimentos de due diligence para contratação de fornecedores com critérios objetivos para sua realização?

O que fazer?

Ética e Compliance

Tem valores empresariais definidos?

O que fazer? Como oportunidade de melhoria, a empresa pode definir um Propósito Empresarial alinhado com a Agenda ESG.

Ética e Compliance

O tema Ética e Compliance é tratado na integração de novos colaboradores?

O que fazer? Foi informado que durante a integração o tema Compliance e Ética é tratado, contudo como a empresa não possui um Código de Conduta, sugere-se seja o procedimento aprimorado.

Ética e Compliance

As funções que representam mais do que um baixo risco de compliance e suborno firmam termos de responsabilidade/confidencialidade específicos?

O que fazer?

Ética e Compliance

É promovido o acompanhamento do código de conduta no ambiente de trabalho?

O que fazer?

Ética e Compliance

Os principais riscos estão devidamente mapeados e gerenciados?

O que fazer? Os riscos estão mapeados, conforme se verifica do documento MROP.03. Contudo, o processo de identificação, análise e avaliação de riscos pode ser aprimorado.

Ética e Compliance

Existe um canal de ouvidoria interna para seus colaboradores?

O que fazer?

Diretoria

O planejamento estratégico está alinhado com as melhores práticas ESG?

O que fazer? É possível verificar que há uma genuína preocupação com a Agenda ESG, contudo ações são necessárias para que as discussões estejam em um nível estratégico.

Diretoria

Os diretores são selecionados por seu curriculo e experiência anterior?

O que fazer? Os diretores são profissionais com 15 e 21 anos de atuação na empresa, respectivamente.

Diretoria

Os diretores seguem as regras de compliance da empresa?

O que fazer? Não existem regras de Compliance formalmente definidas na empresa.

Diretoria

A empresa está imune a conflitos de agência?

O que fazer? Os diretores são sócios de empresas do grupo, situação que cria potenciais conflitos de interesses. Além disso, têm participação nos lucros em todas as empresas do grupo.

Diretoria

As reuniões de diretoria/conselho e acionistas são formalizadas em Atas?

O que fazer? As comunicações tidas entre diretoria e sócios da empresa são realizadas de maneira periódica, mas informal, via WhatsApp.

Diretoria

Quem lidera a implementação de políticas ESG faz parte da diretoria/conselho?

O que fazer? Várias ações são promovidas por colaboradores de diferentes áreas. Não há um Comitê de Gestão voltado às ações ESG.

Diretoria

Os diretores possuem metas e resultados a serem atingidos?

O que fazer? Não restou claro se os diretores possuem metas e resultados a serem atingidos, haja vista que falta formalização das

Gestão e Sucessão

Existe um familly office na organização societária?

O que fazer? Apesar de existir uma Holding na estrutura societária, conforme informado, há oportunidades de melhoria com a implementação de um Familly Office, com procedimentos para gestão dos ativos dos sócios. Anualmente é realizada uma reunião com a participação dos sucessores dos sócios da empresa.

Gestão e Sucessão

Os sócios participam ativamente da operação? Em caso negativo, o acompanhamento da gestão é feito de maneira formal e de acordo com as boas práticas de governança?

O que fazer?

Gestão e Sucessão

Há um plano de sucessão formalmente estabelecido?

O que fazer? Há um plano de sucessão estabelecido, mas que atualmente não está formalizado. É Política dos Sócios que nenhum filho vai entrar na operação. Não há um plano de sucessão para os diretores da empresa.

Gestão e Sucessão

O organograma da empresa reflete a estrutura formalmente estabelecida atualmente?

O que fazer? A empresa não apresentou um organograma com a sua estrutura de governança.

Gestão e Sucessão

O processo decisório é satisfatório quanto à sua formalização, agilidade, nível de centralização das decisões e responsabilização pelas decisões tomadas?

O que fazer? Existe um Grupo de WhatsApp (Diretores e Gerentes). Isso ajuda a alinhar comunicação. Se precisa tomar decisão rápida e urgente, gerentes tomam. Como atuam de maneira preventiva, sempre procuram se reunir para tomar decisões em conjunto. Como oportunidade de melhoria sugere-se que sejam formalizados na Estrutura de Governança Comitês Estratégicos.

Gestão e Sucessão

Os órgãos de governança se autoavaliam periodicamente?

O que fazer?

Rel. com o Governo

Já aderiu às práticas exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

O que fazer? Sugere-se seja realizada uma Auditoria para verificar a efetividade das ações implementadas.

Rel. com o Governo

A empresa possui uma Política de Relação com Agentes Públicos?

O que fazer?

Rel. com o Governo

Os impostos estão pagos em dia?

O que fazer? Solicitar certidões negativas.

Rel. com o Governo

Participa das leis de incentivo governamentais para desenvolvimento local?

O que fazer?

Rel. com o Governo

Apoia ações organizadas pelos órgãos públicos?

O que fazer? A empresa participa de ações voltadas a promoção do pleno emprego junto à Prefeituras Municipais.

Rel. com o Governo

Se comunica com orgãos públicos para melhorias das políticas públicas?

O que fazer? A empresa ainda não adotou um procedimento para análise de materialidade envolvendo órgãos públicos.

Fernando Zanoni
Alessandra Lucchese

Falamos sua língua

Mais do que o conhecimento jurídico, temos visão empresarial e falamos a linguagem da sua empresa.

Alguns clientes que confiam em nosso trabalho

Cliente
Cliente
Cliente
Cliente
Cliente
Cliente
Cliente
Cliente
Cliente
Cliente

Proteção de Dados Pessoais

Apoiamos na adequação à LGPD e GDPR, oferecendo consultoria em legislações internacionais e implementando Privacy by Design. Desenvolvemos políticas de segurança, realizamos análise de riscos e treinamentos, e atuamos em contencioso digital.

Saiba mais

Compliance

Oferecemos soluções completas de Compliance, desde a elaboração de normas de conduta e gestão de riscos até auditorias e treinamentos. Nossos especialistas certificados garantem a implementação eficaz e alinhada com os padrões internacionais.

Saiba mais