Expansão de empresas: o que levar em consideração antes de investir?
Em um mercado cada vez mais competitivo e passando por constantes transformações, as empresas estão buscando por atualizações, seja adotando novas tecnologias, firmando parcerias com outras organizações ou criando um plano de expansão. Para isso, é importante contar com uma assessoria jurídica especializada desde o início do planejamento.
Os negócios que desejam manter uma boa lucratividade e sucesso a longo prazo devem continuar investindo em seu próprio desenvolvimento e, na maioria das vezes, o plano de expansão é a melhor maneira de garantir a sobrevivência do empreendimento e desenvolver ao máximo seu potencial.
Porém, um plano de negócios sustentável deve levar em consideração alguns pontos que, ao serem observados individualmente, contribuem para eliminar parte dos riscos e aumentar as chances de sucesso.
Confira o que levar em consideração antes de expandir uma empresa:
1. Situação jurídica das empresas envolvidas e dos sócios
Algumas formas de expandir uma empresa envolvem a formação de consórcios, fusões e aquisições, entre outras possibilidades de transações com outras companhias.
Por isso, antes de continuar com o planejamento, é importante analisar a situação jurídica das empresas, suas obrigações contratuais com os sócios e terceiros, vínculos, entre outros fatores.
Em alguns casos, também é necessário avaliar questões relacionadas aos sócios da empresa, pois o capital social de cada um compõe patrimônio que pode ser utilizado para o cumprimento de obrigações da sociedade, influenciando o andamento das negociações.
Dessa forma, a orientação jurídica adequada é fundamental para fazer um levantamento completo e avaliar a situação em que a empresa se encontra, aumentando a segurança e transparência.
2. Lucro e possibilidades de crescimento
Se o objetivo é expandir e aumentar os lucros, é fundamental estudar com atenção o faturamento histórico do seu negócio, de outras empresas envolvidas no projeto e, se possível, dos concorrentes.
Dependendo do segmento, pode haver uma instabilidade nos números e reduzir a lucratividade do acordo.
Em alguns casos, pequenos erros de gestão diminuem a rentabilidade de empresas com grande potencial, então é importante contar com apoio especializado para garantir que a companhia tenha chances de crescimento.
3. Base de clientes
Em geral, projetos de expansão demandam um alto volume de receita que seja suficiente para, ao menos, suportar o custo fixo da operação.
Para isso, durante o planejamento, é importante analisar se a base de clientes que a empresa já possui pode cobrir o custo de manutenção do negócio a longo prazo.
A partir desse levantamento, é possível analisar as oportunidades de expansão da empresa que não tenham sido consideradas com o aprofundamento necessário.
4. Assessoria jurídica para novos negócios, projetos de expansão e infraestrutura
Um projeto de expansão costuma trazer grandes vantagens, mas também riscos para as empresas envolvidas.
Assim, para aumentar as chances de sucesso, é fundamental contar com a assessoria de profissionais qualificados e experientes na área.
O escritório de advocacia Becker Direito Empresarial une conhecimento jurídico, visão de negócios, relacionamento com agentes de mercado, capilaridade no Brasil e no exterior, além de experiência em diversas áreas.
Dessa forma, é possível gerar alternativas e oportunidades de alto valor agregado para viabilizar, sustentar, reestruturar e expandir a sua empresa, com serviços como:
- Protocolos de intenção;
- Estruturação e gerenciamento de contratos;
- Constituição e registros;
- Apoio negocial;
- Assessoria para participação em licitações públicas e privadas;
- Análise jurídica das estruturações de financiamento;
- Formação de consórcios;
- Entre outros.
Para saber mais sobre os serviços da Becker Direito Empresarial e como criar um plano de expansão para a sua empresa, entre em contato conosco.
Entre em contato pelo telefone (41) 3252-1052 ou envie sua mensagem através do formulário