4 estratégias de internacionalização de empresas
Quando uma companhia atinge seu ponto máximo de crescimento de acordo com o planejamento estratégico, a tendência é buscar outras opções para gerar lucratividade. Nesse cenário, a internacionalização de empresas é uma estratégia adotada com o objetivo de atingir novos mercados e clientes.
A internacionalização de empresas é o processo pelo qual a organização entra em um mercado estrangeiro. No entanto, para que seja bem-sucedido, é fundamental realizar uma análise profunda da companhia, seu modelo atual, planos para o futuro e, a partir disso, criar uma estratégia adequada.
As principais estratégias para a internacionalização de empresas são:
1. Exportação
A exportação é a forma mais popular de se inserir em mercados estrangeiros, pois requer menor valor de capital e tem baixo nível de risco.
Outra vantagem é que grande parte dos empreendimentos consegue se ajustar com facilidade aos mercados e à concorrência no exterior, mas pode ser necessário contratar um agente se a empresa não estiver diretamente envolvida com exportações.
Geralmente, os clientes são empresas de importação e distribuição, que têm a função de revender o produto para estabelecimentos que irão comercializá-lo ao consumidor final, mas também é possível fazer negócios com ouros tipos de parceiros.
2. Franchising
Neste modelo, a empresa cede sua marca e diretrizes administrativas para uma outra empresa franqueada em troca de um determinado valor inicial e um pagamento mensal de royalties.
Uma vez possuindo a marca comercial, a organização tem permissão para vender produtos e serviços, além de utilizar o formato e o sistema de negócios da franquia.
Essa estratégia ajuda a consolidar a marca em outros países e traz diversos benefícios para ambos os empreendedores, mas é preciso garantir que o processo de transferência da cultura organizacional seja desenvolvido de uma forma sólida.
3. Joint Venture
A joint venture é a estratégia de internacionalização de empresas em que duas companhias realizam uma parceria para desenvolver um projeto em conjunto por tempo determinado.
Em geral, envolve a criação de uma nova pessoa jurídica e é muito comum em grandes corporações que combinam suas tecnologias e know-how para criar uma solução nova.
Entre as principais vantagens está a contribuição do parceiro estrangeiro com imagem de marca, recursos, contatos locais e conhecimento sobre o mercado interno, por exemplo, economizando o tempo com adequação e adaptação ao novo contexto.
4. Investimento direto
Este modelo pode ser feito por meio da aquisição total ou parcial de uma entidade comercial já existente em um mercado estrangeiro ou a criação de uma nova empresa para realizar atividades comerciais no exterior.
Em geral, esta modalidade é bastante complexa e exige um investimento que estabelece o controle substancial ou efetivo sobre a tomada de decisão de um negócio estrangeiro.
Esse investimento pode ser a aquisição de uma fábrica ou unidade comercial já existente no país de destino, por exemplo, ou a criação de uma filial da empresa.
Por isso, a vantagem dessa estratégia é a autonomia da companhia e possibilidades ilimitadas de crescimento, já que não depende de outras organizações.
Qual a importância de uma assessoria jurídica para a internacionalização de empresas?
A internacionalização de empresas pode envolver contratos internacionais, laudos arbitrais, investimento estrangeiro e outras situações que podem ser resolvidas por uma assessoria jurídica internacional eficiente.
O escritório de advocacia Becker integra uma aliança por meio da qual possibilitamos o atendimento dos clientes em qualquer parte do Brasil e do mundo.
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